LINHA DE PESQUISA
Formação Docente e Novas Tecnologias na Educação
Descrição: A linha de pesquisa “Formação Docente e Novas Tecnologias na Educação” tem como metas: Investigar a formação inicial e continuada nos diferentes níveis e modalidades da educação, referenciada pelas relações sociopolíticas, históricas e culturais para o alcance da docência. Construir a identidade do professor mediante as trajetórias de formação, produção de saberes, práticas e aprendizagem docente, buscando o desenvolvimento em nível profissional e dos conhecimentos que são objeto da formação docente, pois envolvem desafios à altura das concepções, das atitudes, da ação e da interlocução dos próprios estilos de novos saberes. Investigar as contribuições das Novas Tecnologias mediadas por metodologias no processo de ensino-aprendizagem, relativas tanto ao suporte aos procedimentos estabelecidos, quanto à concepção de processos inovadores, visando à aquisição e à reinvenção de competências e habilidades qualificadas pelos docentes durante sua formação profissional. Contempla, ainda, a elaboração de plataformas e modelos inovadores em educação, baseados nas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.
Considerando-se tal linha de pesquisa, foram delineados 4 grupos de pesquisa:
GT 1 NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM:
O Grupo de Pesquisa tem como objetivo capacitar os estudantes do PPGENT para atuarem como pesquisadores e formadores de competências em programas docentes nos diversos níveis educacionais, promovendo atividades de pesquisa destinadas a difundir e aperfeiçoar o estudo das novas tecnologias na educação.
PROJETO: REDES SOCIAIS DIGITAIS E EDUCAÇÃO
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Rodrigo Otávio dos Santos
Descrição:
o presente projeto de pesquisa é uma derivação do projeto de Educomunicação, uma vez que recebemos cada vez mais alunos interessados em pesquisar as plataformas de redes sociais digitais, de tal forma que decidimos abrir um novo projeto, dentro do GT de Educação a distância, para abarcar pesquisas com esta finalidade específica, uma vez que o mundo contemporâneo está permeado de distrações, intrusões, alheamentos e outros elementos que tornam a capacidade de concentração de nossos alunos cada vez mais difícil, bem como parece ser cada vez mais complexo descobrir se uma informação é ou não verídica na rede mundial de computadores, além da dificuldade promovida pela radicalização de pontos de vista na sociedade. Boa parte destes problemas que urgem à nossa volta são promovidos em parte ou na totalidade pela disseminação das plataformas de redes sociais digitais, que por meio de seus algoritmos e suas estratégias de engajamento realizam uma mudança nas relações humanas e, claro, na educação. Esperamos então com este projeto esclarecer algumas questões neste aspecto, bem como construir soluções e buscar novos questionamentos acerca das plataformas de redes sociais digitais e a educação
PROJETO: SIMULADORES COMPUTACIONAIS E ROBÓTICA EDUCACIONAL
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Luciano Frontino de Medeiros
DESCRIÇÃO: Este projeto contempla a criação, o desenvolvimento e a aplicação de simuladores de software e hardware em propostas de metodologias ativas para o ensino híbrido, bem como a criação e o estudo de modelos em machine learning. O uso de simuladores na área educacional apresenta potencial para a adoção de ferramentas que possam complementar os processos de ensino e aprendizagem em diferentes modalidades de ensino. O projeto prevê a construção de simuladores com inteligência artificial embutida para proporcionar uma melhor interação com os aprendizes dos conteúdos, tais como assistentes pessoais e de conhecimento desenvolvido em projetos anteriores. A simulação em hardware prevê a robótica educacional considerada a partir de propostas modulares de baixo custo, com o uso de materiais recicláveis e reutilizáveis, assim como peças e componentes construídos em impressoras 3D, alinhado com a proposta do movimento maker. Tais projetos serão considerados para a formação de docentes do ensino fundamental e médio, visando capacitar os professores no uso aplicado de tais tecnologias em processos inter e multidisciplinares de ensino e aprendizagem. A elaboração de modelos utilizando técnicas de machine learning pretende aprofundar estudos descritivos na descoberta de padrões relacionadas aos temas educacionais e correlatos.
O grupo de pesquisa de Simuladores Computacionais e Robótica Educacional conta com um website próprio que pode ser acessado por meio do link http://professorfrontino.com.br/wp/home/
PROJETO: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À EDUCAÇÃO
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Luciano Frontino de Medeiros
DESCRIÇÃO: O projeto contempla a criação, o desenvolvimento, aplicação e avaliação de ferramentas de inteligência artificial, aprendizado de máquina, simuladores computacionais e robótica no contexto educacional. A inteligência artificial apresenta potencial para a adoção de ferramentas que possam complementar os processos de ensino e aprendizagem em diferentes modalidades de ensino, considerando neste escopo as recentes tecnologias generativas e os assistentes virtuais avançados. A robótica educacional também é considerada a partir de duas abordagens: a primeira em um nível aplicado, relativa às aplicações de robótica de baixo custo, uso de materiais recicláveis e o alinhamento ao Movimento Maker; e a segunda abordagem relacionada à concepção de um framework teórico-metodológico e de metodologias de avaliação da efetividade dos projetos de robótica educacional. As iniciativas estão direcionadas à formação de docentes do ensino fundamental e médio, visando dotar os professores com as competências tecnológicas exigidas pelas metodologias ativas e inventivas em cenários diversificados de ensino e aprendizagem.
PROJETO: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE E SUAS RELAÇÕES COM AS NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Dr. Daniel Guimarães Tedesco
Descrição: O projeto de pesquisa segue três direções principais:
1. Integração CTS-Currículo e Metodologias Ativas: Avaliar o impacto da integração de conceitos CTS no currículo escolar usando metodologias ativas de aprendizagem. O objetivo é melhorar a compreensão dos alunos sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade, promovendo a aplicação de conhecimentos científicos a problemas reais.
2. Novas Tecnologias e Educação Digital no Contexto CTS: Investigar o impacto de tecnologias emergentes, como IA, AR e VR, na educação. O estudo visa integrar essas tecnologias em diferentes níveis educacionais para enriquecer a aprendizagem no contexto CTS, com foco no ensino de astronomia a distância utilizando dados de um observatório remoto.
3. Intersecções de Ciência, Tecnologia e Cultura: Explorar como diferentes culturas compreendem fenômenos celestiais e como a formação docente pode incorporar uma crítica tecnológica. A pesquisa avalia o impacto das tecnologias modernas nas práticas tradicionais de observação do céu e no conhecimento astronômico indígena, promovendo o diálogo entre saberes científicos modernos e tradicionais.
Os três eixos também possuem relação com o Remote Observatory Campos dos Goytacazes (ROCG), localizado no RJ. O ROCG faz parte do Minor Planet Center (MPC), situado no Smithsonian Astrophysical Observatory (SAO) em Cambridge, EUA. O código do observatório no MPC é Y16. Essa relação se manifesta tanto nos aspectos formais do estudo da Astronomia quanto nos aspectos do ensino de ciências
GT 2 EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE:
Trata-se de um esforço investigativo voltado à compreensão de questões epistemológicas e metodológicas que circundam a produção e apropriação do conhecimento científico-tecnológico e seus desdobramentos em processos educacionais formais e não formais. A investigação abarca diversas áreas de interesse, tais como: Ciência, Tecnologias e Sociedade; Educomunicação; Educação Tecnológica; Tecnociência e Ética; Indústria Cultural, etc.
PROJETO: EDUCOMUNICAÇÃO: CINEMA E OUTRAS LINGUAGENS AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Rodrigo Otávio dos Santos
Descrição: O projeto de pesquisa em Educomunicação: cinema e outras linguagens audiovisuais na educação visa pesquisar acerca dos fenômenos educacionais que podem ser otimizados ou reforçados por meio de elementos da comunicação audiovisual e sua força nas mais diferentes esferas da sociedade. Para tirarmos vantagem da ubiquidade da relação entre as pessoas e os produtos culturais propomos um projeto de pesquisa que alie a educação ao fenômeno comunicacional, uma vez que boa parte do processo educacional se dá em forma de comunicação. Assim, utilizaremos quaisquer ferramentas da comunicação audiovisual para promover uma melhor relação ensino-aprendizagem. Entre elas, podemos destacar os jogos e os videojogos (videogames), cinema, vídeo, cinema, música, histórias em quadrinhos, rádio, televisão qualquer outro suporte que podem ajudar alunos dos mais diferentes níveis educacionais, da educação infantil à pós-graduação e também cursos livres ou mesmo a autoaprendizagem.
PROJETO DE PESQUISA: RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, HUMANISMO E ÉTICA
RESPONSÁVEL: Luís Fernando Lopes
DESCRIÇÃO: Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal investigar as relações entre educação, tecnologia, humanismo e ética. Considera-se o contexto da presença cada vez maior das tecnologias digitais na educação e a necessidade de encontrar uma justa medida na utilização desses recursos no campo educacional e suas implicações éticas. Compreendendo a educação como um processo de humanização, o projeto busca investigar as questões que envolvem as relações da Educação com a Tecnologia como foco nas implicações éticas. A perspectiva de análise é filosófica e humanista abordando as seguintes temáticas: Tecnologia, humanismo e ética. Tecnologia, Ética e educação. Tecnologia, Educação e Direitos Humanos. Bases filosóficas para Educação Ética. Tecnologia, meio ambiente e Educação. Educação e ética na cidade tecnológica. Ciência, tecnologia e interculturalidade na educação. O caráter ontológico da tecnologia e a Educação. Humanismo e projetos inovadores em educação.
PROJETO DE PESQUISA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES : HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, POLÍTICAS E EMANCIPAÇÃO TECNOLÓGICA
RESPONSÁVEL: Desiré Luciane Dominschek Lima
DESCRIÇÃO:
O GHESP tem o objetivo de desenvolver junto aos seus pesquisadores a autonomia intelectual e científica, a partir de seminários com estudos e debates e do rastreamento e levantamento de fontes documentais relacionadas ao Contexto da educação brasileira , com foco na possibilidade de intervir na realidade social e educacional. Para tanto, as pesquisas empreendidas serão de cunho teórico-metodológico e empírico. Temos como objetivos refletir sobre a educação brasileira, através das abordagens histórica, política e tecnológica; propor pesquisas interdepartamentais e interinstitucionais, onde os objetos de estudo e as diversas correntes teórico-metodológicas possam constituir um avanço na área. O grupo propõe produzir e organizar pesquisas em diferentes níveis, processos, modalidades e espaços; as instituições educacionais; as histórias e memórias da vida escolar no Paraná e na região Sul. Busca compreender os processos de formação de professores e sua profissionalização e sua memória como intelectuais da educação. As repercussões esperadas estão: a) ampliação teórica da historiografia brasileira e regional; b) Diálogo na construção de identidades e as relações com as práticas escolares urbanas e do/no campo; c) contribuição para a formação das sociabilidades e da civilidade, marcadas por um contexto de modernização e globalização. d) Dimensões do uso das tecnologias educacionais para emancipação docente e didática. e) Estudos sobre a formação inicial de professores, especificamente no Programa de Formação Inicial Docente (PIBID) e no residência pedagógica. O acervo produzido demandará a publicação bibliográfica contribuindo para a formação de profissionais da educação (graduandos e pós-graduandos), repercutindo na elevação do nível teórico da produção bibliográfica da educação brasileira.
PROJETO CONCLUÍDO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS)
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Joana Paulin Romanowski
Descrição: Focaliza os processos de formação de professores da educação básica, a relação com as tecnologias educacionais e o desenvolvimento profissional. As questões orientadoras são: Como as tecnologias se articulam aos processos de formação docente? Quais as relações entre os processos de formação de professores e a sociedade virtual? Que implicações no desenvolvimento profissional do professor são decorrentes da introdução das tecnologias nos processos de formação de professores? Como os processos de formação de professores se articulam com a prática docente do professor da educação básica? Como as publicações dos últimos cinco anos expressam a relação entre as tecnologias educacionais e os processos de formação? Elege como objetivo geral: compreender como se constituem os processos de formação de professores que atuam na educação básica com as transformações decorrentes das novas tecnologias apontando as contribuições em torno do desenvolvimento profissional docente. Como objetivos específicos: descrever e caracterizar os processos de formação de professores. Analisar o papel das tecnologias digitais no contexto dos processos de formação e desenvolvimento profissional. Examinar os elementos, as finalidades e conhecimentos preponderantes na orientação metodológica desses processos diante do atual contexto educacional. A metodologia de abordagem qualitativa se apoia em coleta de dados junto aos sistemas de ensino e a prática pedagógica.
PROJETO: RECONFIGURAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: IMPLICAÇÕES COM A FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Joana Paulin Romanowski
Descrição: Focaliza a formação de professores na perspectiva da profissionalização docente considerando a atual reconfiguração da prática pedagógica da educação básica. Objetivo geral: sistematizar as demandas para a formação dos professores e profissionalização docente considerando a atual reconfiguração da prática pedagógica da educação básica para apontar novas tendências dos processos formativos contribuindo com a melhoria da prática docente. A pesquisa é vinculada ao Projeto: Como aprendem os professores em uma Sociedade Conectada ? Coordenação: Carlos Marcelo Garcia – Universidade de Sevilha com financiamento pelo Ministério de Ciência e Tecnologia da Espanha.
GT 3 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS:
A Educação a Distância (EaD) pode revolucionar a formação de professores, democratizando o acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento profissional, superando barreiras geográficas e de tempo. As tecnologias educacionais, como plataformas online, videoconferências e recursos interativos, se bem utilizadas poderão oferecer flexibilidade e personalização da aprendizagem, adaptando-se às necessidades individuais dos educadores, tanto na EaD quanto no ensino presencial.
As pesquisas nessas áreas (EaD, formação de professores e tecnologias educacionais) são fundamentais para impulsionar o campo educacional, moldando a maneira como ensinamos e aprendemos em um mundo cada vez mais digital e conectado. Estudos podem aprimorar a teoria e a prática da EaD, identificando novas metodologias, tecnologias e abordagens pedagógicas eficazes. Ao investigar as necessidades de formação de professores para atuarem em ambientes virtuais de aprendizagem, a pesquisa pode fornecer insights valiosos para aprimorar os programas de formação docente, além de contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias educacionais e estratégias eficazes para o seu uso em sala de aula, tanto no ensino presencial quanto a distância, apontando caminhos para uma integração das tecnologias ao currículo.
PROJETO: PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS E A MULTIMODALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Jeferson Ferro
DESCRIÇÃO: O cenário comunicacional contemporâneo se caracteriza pelo uso intenso de telas digitais e interativas para a comunicação. Como prevê a BNCC, é necessário trazer para a sala de aula os diversos gêneros textuais que nasceram nos espaços virtuais e que fazem parte da nossa realidade. A pedagogia dos multiletramentos, nascida a partir das ponderações do New London Group, supõe a exploração dos letramentos emergentes no contexto escolar, envolvendo os mais variados tipos e gêneros textuais, incluindo as manifestações transmidiáticas. Desta forma, esse grupo de pesquisa concentra suas reflexões em torno da seguinte pergunta: Quais as contribuições das práticas de multiletramento promovidas por meios multimodais na formação e atuação de professores de língua estrangeira? Como objetivos principais, listamos: a. investigar a utilização de práticas multimodais a partir dos multiletramentos na sala de aula de língua estrangeira na modalidade da educação a distância; b. propor práticas relacionadas à formação docente em língua estrangeira por meio da pedagogia de multiletramentos; c. analisar a produção textual em meios multimodais que possam ser explorados no ensino de língua estrangeira.
PROJETO: INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AÇÕES E DESAFIOS EM/PARA UMA CULTURA DIGITAL
PROFESSORA RESPONSÁVEL: Dra. Glaucia da Silva Brito
Descrição: A proposta aqui apresentada é estruturada dentro das seguintes linhas de pesquisa:1. Currículo, cibercultura, cultura digital e formação de professores; 2. Formação de professores para o uso da tecnologia no contexto educacional; 3. Educação a distância: concepções, políticas e experiências; 4. Leitura e multi Letramentos (digital, midiático, tecnológico, estético, científicos); 5. Práticas, invenções de metodologias e dispositivos para uso na educação; 6. Práticas pedagógicas educomunicativas; Inteligência Artificial na/para Educação. Todas estas linhas são vinculadas ao grupo de pesquisa GEPPETE: Grupo de Estudos e Pesquisa Professor, Escola e Tecnologias Educacionais que tem como setores de aplicação estabelecidos na Educação Básica, Educação Superior e outras atividades que possam potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Desta forma, nesta proposta, o objetivo geral é investigar processos de integração de Tecnologias Digitais na educação presencial e a distância relacionadas ao currículo da educação básica e superior, à formação de professores para o uso de tecnologias; à produção e uso de materiais e objetos de aprendizagem; a leitura crítica da mídia.
GT 4 A EDUCAÇÃO E A CIDADE (EDUCIDADE).
Este grupo de pesquisa consiste em investigar a relação entre Cidade e Educação, abordando não apenas as questões que concernem à formação e atuação de professores e educadores da educação básica e superior, a inserção e utilização de novas TICs no processo de ensino-aprendizagem, os avanços teórico-metodológicos relacionados, mas também direcionando o olhar para questões como: o quê?, onde?, quem?, quando?, por quê?, para quem? e como essas transformações foram (e são) realizadas de forma a construir e desenvolver a cidade que queremos, privilegiando as relações entre sociedade e natureza, e espaço-tempo. Do ponto de vista teórico, e também prático-empírico, a cidade é entendida como espaço histórico, um produto social, resultado de diferentes contextos de produção, mas também uma cidade que assume o compromisso de educar e educar-se para além dos muros da Escola, envolvendo diferentes agentes (cidadãos, instituições, universidades, empresas, governos, entre outros) e dimensões analíticas (histórica, social, econômica, ambiental, jurídica, entre outras) na construção dos saberes, no fortalecimento do exercício do Direito à Cidade e da gestão democrática. Nessa perspectiva, as cidades são entendidas e abordadas como espaços que podem promover e exercer um papel educador na vida dos sujeitos; as tecnologias têm um papel importante na melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem nas cidades e a sustentabilidade permeia todas as dimensões da vida humana em sociedade.
PROJETO DE PESQUISA: A CIDADE COMO CURRÍCULO E A CIDADE COMO NEGÓCIO
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Alceli Ribeiro Alves
Descrição: O objetivo deste projeto consiste em investigar e compreender os desafios e possibilidades que se apresentam na interpretação dos processos e dinâmicas envolvendo a produção do espaço urbano e suas implicações para a Cidade, a Educação e a Gestão. De um lado, apropriando-se da perspectiva da “cidade como currículo”, aborda-se a cidade como um espaço formativo que compõe à tríade interdependente dos espaços formais, não formais e informais de educação, contribuindo com um olhar distinto para a formação inicial e continuada de professores, a construção dos saberes, a formação integral das pessoas, privilegiando a relação sociedade-natureza, a construção da identidade com os lugares e o sentimento de pertença. De outro lado, a partir da perspectiva da “cidade como negócio”, resultado da construção humana que se materializa no espaço a partir das relações sociais, do trabalho e de uma variedade de outras dimensões (histórica, social, econômica, ambiental, jurídica, entre outras) que interferem na análise, o objetivo é compreender os fatores que contribuem para a produção do espaço urbano-regional e suas implicações para o Direito à Cidade, a Gestão e o Desenvolvimento Urbano Sustentável.
PROJETO DE PESQUISA: TEXERE: MEMÓRIAS, SOCIEDADE, CULTURA E TECNOLOGIAS
PROFESSOR RESPONSÁVEL: André Luiz Moscaleski Cavazzani
Descrição: O projeto de pesquisa articula duas frentes de investigação interdependentes e interconectadas. A primeira delas busca compreender como tem se dado a atuação dos professores de licenciatura no mundo digital, tendo como pano de fundo o caso das graduações e, ainda, o das plataformas digitais de ensino. Os objetivos principais se relacionam às análises críticas da produção de conhecimento acerca do contexto educacional contemporâneo que, amparado nas novas tecnologias de comunicação, vive um crescimento inédito – tanto em número de alunos como, também, em número de ofertas – de cursos formais e informais na área de educação. A condução das reflexões transita entre elementos pontuais e teórico-práticos variando desde a quantificação dos números produzidos nesse contexto (número e perfil de alunos atendidos, docentes envolvidos etc. até reflexões mais epistêmicas acerca dos saberes produzidos nestes contextos. Neste último caso, reflete-se especialmente acerca da formação oferecida aos alunos num contexto de crescente reivindicação e, ao mesmo tempo, questionamento da figura do acadêmico/professor como divulgador e, antes disso, mediador do conhecimento ao público leigo. Por fim, a segunda frente deste projeto, busca, justamente, refletir acerca dos processos de tessituras entre o saber acadêmico e o público leigo. O ângulo de ataque neste caso, presta especial atenção ao caso das memórias identitárias. Interessa-nos avaliar o estado da arte dos processos de construção, invenção, e reiteração de memórias de grupos migrantes, imigrantes e diaspóricos no Brasil, tendo como espaço de análise a rede mundial de computadores. Além disso, ainda abordando a temática das identidades, história e memória dos movimentos populacionais, nos propomos a pensar soluções técnicas (Blogs, wikis, aplicativos, etc…) capazes de gerar tessituras entre conhecimento acadêmico acerca deste tema e leigos que demandam informações memorialísticas sobre si, suas redes de solidariedade e grupos indentitários aos quais reivindicam pertinência.