TECNOLOGIA EM DESIGN DE GAMES
Veja grade curricularSOBRE O CURSO
Os jogos digitais são uma parte importante da cultura contemporânea, superando barreiras geográficas e geracionais, e seu mercado tem crescido exponencialmente. O curso de Design de Games capacita profissionais para criar e desenvolver jogos analógicos e digitais, integrando conteúdos de ilustração, design de personagens, level design, UX design, design de som e modelagem 2D e 3D.
SOBRE O CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE GAMES
O curso superior de Tecnologia em Design de Games, com duração de 2 anos, foi cuidadosamente elaborado por professores da área para formar profissionais aptos no desenvolvimento de games, desde a concepção inicial da ideia até a finalização. Além disso, os estudantes deste curso aprenderão as melhores práticas e técnicas utilizadas pelos profissionais para criar jogos.
Durante o curso, o estudante terá conteúdos como: Ilustração, Animação 2D, Design de Jogos Analógicos, Design de Personagens, Design de Interação, Serious Game, Design de Som, entre outros conteúdos fundamentais para a construção de uma carreira sólida na área de desenvolvimento de games.
O QUE FAZ UM GAME DESIGNER?
O profissional que conclui uma faculdade de Design de Games atua na criação, no desenvolvimento e na produção de jogos analógicos e digitais, combinando habilidades em arte, design e tecnologia. Suas principais funções incluem: game design, criação de personagens e cenários, roteirização, animação e modelagem 2D e 3D, testes, prototipagem e gestão de projetos. Além de atuar em estúdios de jogos, esse profissional pode trabalhar em empresas de publicidade, educação, saúde e outros setores que utilizam jogos como ferramenta de interação e engajamento.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER NO CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE GAMES?
No curso de Design de Games da Uninter, o aluno adquire uma formação prática e teórica para criar, desenvolver e gerenciar jogos analógicos e digitais. Entre os principais conhecimentos e habilidades adquiridos estão: fundamentos do design de games, design de personagens, cenários e interfaces de jogos, com foco na estética e na composição, utilizando ferramentas de modelagem 2D e 3D, interface e experiência do usuário (UX), gestão de projetos e testes de jogabilidade. Além disso, o curso oferece uma visão do mercado de jogos, tanto em estúdios quanto como desenvolvedor independente.
CONFIRA AS PRINCIPAIS DISCIPLINAS DO CURSO
- Ilustração;
- Animação 2D;
- Design de Jogos Analógicos;
- História dos Jogos;
- Design de Personagens;
- Design de Aplicativos;
- Design de Interação;
- Level Design;
- Experiência do Usuário (UX);
- Modelagem e Texturização 3D;
- Serious Game;
- Design de Som;
- Projeto.
COMO FUNCIONA A PRÁTICA DO CURSO?
“Aprende-se Design fazendo Design”. Este é o lema do curso de Design de Games. Assim, o aluno irá realizar diversas atividades práticas, trabalhos integradores e projetos. No início do curso, tanto as atividades práticas quanto os trabalhos integradores serão simples, e aumentarão de complexidade conforme se avança nos estudos. No segundo ano do curso, o aluno irá realizar 3 projetos de games.
PERFIL DO ALUNO
O curso de Design de Games da Uninter é focado em atividades práticas e no desenvolvimento de projetos, proporcionando aos alunos uma experiência realista no processo de criação e produção de jogos. As disciplinas são ministradas com um forte enfoque prático, utilizando ferramentas e softwares amplamente usados na indústria, como Unity, Unreal, 3ds Max e Maya. As atividades práticas e projetos podem ser desenvolvidos em casa ou nos Polos da Uninter.
DIFERENCIAIS DO CURSO DE DESIGN DE GAMES
Ao realizarem a faculdade de Design de Games, os alunos são incentivados desde o início do curso, a aplicar os conhecimentos teóricos em projetos concretos, simulando situações encontradas no mercado de trabalho.
PORTARIAS E AUTORIZAÇÕES
Autorizado pela Resolução Cepe nº 1117/2019.
SUA FUTURA CARREIRA
O mercado de trabalho para os profissionais que concluem um curso para Design de Games é dinâmico, está em constante crescimento e oferece diversas oportunidades de atuação na criação e desenvolvimento de games. As principais áreas de atuação incluem: estúdios de pequeno, médio e grande porte em desenvolvimento de games, empresas de tecnologia e software, educação e serious games, realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR), publicidade e marketing, desenvolvimento para plataformas mobile, E-Sports e em áreas correlatas, como design de interfaces (UI/UX), simulações industriais e arquitetônicas, e consultorias para projetos interativos em museus, parques temáticos, entre outros.
Assuntos Relacionados
Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
Matemática Elementar | Nelson Pereira Castanheira | Doutorado | 30 |
Relações Étnico-raciais: Africana, Afro-brasileira e Indígena | Dinamara Pereira Machado | Doutorado | 30 |
Formação Inicial em Educação a Distância | Desire Luciane Dominschek Lima | Doutorado | 30 |
Libras | Rafaela Piekarski Hoebel Lopes dos Santos | Mestrado | 60 |
Português Elementar | Eugenio Vinci de Moraes | Doutorado | 30 |
Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
Semiótica Aplicada ao Design | Jeferson Ferro | Doutorado | 60 |
Design Cultura e Sociedade | Maira de Souza Nunes | Doutorado | 60 |
Ilustração | Etienne Marcelino Henklein | Especialização | 60 |
Design e Sustentabilidade | Jaime Ramos | Doutorado | 60 |
Trabalho Integrador: Ilustração | Mauricio Diogo dos Santos | Mestrado | 15 |
Atividades Extensionistas: Participação em Eventos | Paulo Francisco Lemos Ribeiro | Especialização | 40 |
Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
Comportamento Empreendedor | Elton Ivan Schneider | Doutorado | 60 |
Atividades Extensionistas: Empreendedorismo | Elton Ivan Schneider | Doutorado | 40 |
Processos do Design Thinking | Fabiano de Miranda | Mestrado | 60 |
Trabalho Integrador: Composição | Cristiana Miranda | Mestrado | 15 |
Composição | Norimar Ferraro | Mestrado | 60 |
Estética e História da Arte | Debora Jordao Cezimbra | Mestrado | 60 |
Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
Animação 2D | Regiane Moreira da Silva | Mestrado | 60 |
História dos Jogos | Eliza Yukiko Sawada Timm | Mestrado | 60 |
Atividades Extensionistas: Projeto de Jogo Analógico | Eliza Yukiko Sawada Timm | Mestrado | 40 |
Design de Jogos Analógicos | Debora Jordao Cezimbra | Mestrado | 60 |
Design de Personagens | Paulo Francisco Lemos Ribeiro | Especialização | 60 |
Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
Teoria da Cor | Andre Luiz Pinto dos Santos | Mestrado | 60 |
Metodologia do Design | Jaime Ramos | Doutorado | 60 |
Trabalho Integrador: Métodos de Design | Cristiana Miranda | Mestrado | 15 |
Fundamentos do Design | Mariana Schmitz Goncalves | Mestrado | 60 |
Desenho de Observação | Manoela Massuchetto Jazar | Doutorado | 60 |
Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
Design de Aplicativos | Vinicius Pozzobon Borin | Mestrado | 60 |
Atividades Extensionistas: Projeto de Jogo para Aplicativo | Vinicius Pozzobon Borin | Mestrado | 40 |
Design de Interação | Fabiano de Miranda | Mestrado | 60 |
Programação Aplicada a Games | Leonardo Gomes | Doutorado | 60 |
Level Design | Victor Emanuel Montes Moreira | Mestrado | 60 |
Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
Design de Som | Alysson Siqueira | Mestrado | 60 |
Modelagem e Texturização 3D | Leonardo Gomes | Doutorado | 60 |
Experiência do Usuário UX | Victor Emanuel Montes Moreira | Mestrado | 60 |
Serious Game | Paulo Francisco Lemos Ribeiro | Especialização | 60 |
Atividades Extensionistas: Projeto de Jogo 3D | Paulo Francisco Lemos Ribeiro | Especialização | 40 |