A exposição “Casarios” é fruto de um projeto desenvolvido no Programa Educação para o Trabalho da Escola de Educação Básica Municipal Tomaz Edson de Andrade Vieira, por meio das Oficinas de Desenho e Pintura ministradas pela professora Kátia Manfré. As artistas Jaqueline Faria da Silva e Beatriz Langner nos apresentam suas produções gráficas e pictóricas, realizadas com giz pastel seco e aquarela.
A mostra reúne obras que têm como tema “Casarios”, e exploram a profundidade e a arquitetura urbana de maneira singular. Em cada trabalho, as artistas nos convidam a refletir sobre a construção e formação dos espaços urbanos. Ao evitar a rigidez da perspectiva linear cônica, Jaqueline e Beatriz optam por brincar com cores saturadas e planos fragmentados, e nos proporcionam uma experiência que valoriza o quadro enquanto pintura, em vez de uma simples janela para o mundo natural.
As cores, vibrantes e tensionadas, se expandem e se contraem, evocando a sensação de amontoados de casas que caracterizam vilarejos espalhados por diversas regiões do Brasil. Assim como os modernistas brasileiros, Jaqueline e Beatriz utilizam a simplicidade e a expressividade das cores para retratar a vida urbana, destacando a importância da inclusão e da expressão pessoal por meio da arte. A exposição “Casarios” não apenas celebra a estética e a técnica das artistas, mas também ressalta a conexão profunda entre o espaço urbano e a identidade cultural.
Curadoria: André Luiz Pinto dos Santos e Etienne Henklein