O uso de plantas como objeto de estudo em ciências biológicas é recorrente. A botânica, uma das grandes áreas de conhecimento das ciências biológicas, além de possuir determinada facilidade no acesso aos materiais de estudos, é de fácil manipulação para pesquisadores e artistas. E ao tratarmos de botânica e artes, encontramos ao longo da história elementos que nos levam à reflexões que justamente remontam a pré-história, como em registros rupestres. Tais registros naturalmente evoluíram com o tempo e hoje a ilustração botânica serve para auxiliar, inclusive, a identificação de espécies. E com um olhar voltado não somente ao científico como também ao sensível, frequentemente nossos estudantes de Ciências Biológicas são convidados a realizarem, em seus trabalhos, diferentes técnicas de ilustração botânica, como no ano de 2021 que trabalharam com técnicas de decalque de folhas de espécies diversas e utilizadas por comunidades indígenas, disseminadas em seu ambiente locorregional.
Já em 2022, a proposta voltada aos estudantes foi de realizar um trabalho sobre PANCs (Plantas alimentícias não convencionais) e, devido à grande adesão e demonstração de interesse do corpo discente e seu envolvimento com o trabalho, foi desenvolvido o curso de Ilustração Botânica, ministrado no decorrer da III Semana da Biologia. Sendo um importante aliado no estudo dos vegetais, este curso contou com a presença da Profa. Me. Danielly Dias Sandy que criou uma intersecção entre a ciência Botânica e a arte, o que oportunizou aos nossos estudantes pensarem a ilustração a partir da observação e estudo das PANCs.
Para finalizar o ano de 2022 e, findada a Semana da Biologia, os estudantes desenvolveram um grande trabalho sobre as abelhas sem ferrão – ASF, produção melífera e ilustração botânica. Como resultado do desenvolvimento desse trabalho, surge a primeira Mostra de Ilustrações Botânicas dos cursos de Ciências Biológicas. Assim, apresentamos uma amostra da criação de nossos estudantes e esperamos com isso, além do mais, fomentar a produção de ilustrações botânicas destacando seu caráter científico, artístico e interdisciplinar.