Incentivo ao Empreendedorismo
Os Prêmios Santander Universidades têm como objetivo premiar e incentivar iniciativas empreendedoras de professores e alunos de cursos de graduação e pós-graduação, abrangendo quatro categorias de premiação:
O Centro Universitário Internacional UNINTER, por meio de sua Coordenação de Extensão e Assuntos Comunitários, acredita que a participação de seus corpos docente e discente nesta iniciativa é uma oportunidade de incentivar a prática empreendedora, promovendo a união da teoria com a prática e incentivando os alunos com a oportunidade de ter sua ideia de negócio implementada. Assim, nos anos de 2013 e 2014, a participação dos alunos do Centro Universitário Internacional UNINTER foi tratada sob o formato de uma ação de extensão.
Os alunos do Centro Universitário Internacional UNINTER, Alexandre Rocha Pinheiro, Angela Fruhauf Corcine Fialho, Dalton Raphael Baiak de Oliveira e Gilbram Westarb Borgonovo inscreveram seus projetos no Prêmio Santander de Empreendedorismo 2013, ficando entre os 300 melhores projetos. No dia 12 de novembro, o Centro Universitário Internacional UNINTER, representado pelo reitor Dr. Benhur Etelberto Gaio, recebeu o 3º lugar no Prêmio Santander em número de projetos inscritos.
O Prêmio Santander de Empreendedorismo deste ano recebeu, no total, 16,8 mil projetos de 618 instituições de todo o Brasil. Foram desenvolvidas cinco etapas para seleção dos melhores projetos. O UNINTER teve 2.273 projetos inscritos e, na seleção dos 300 melhores, a instituição teve 04 selecionados. Nas 2ª e 3ª etapas, os alunos Alessandro Rocha Pinheiro, Angela Fruhauf Corcine Fialho, Gilbram Westarb Borgonovo e Dalton Rafael Baiak de Oliveira foram avaliados a partir do envio de resumo e projeto da oportunidade empreendedora. Na quarta etapa, dividida em cinco fases, houve a avaliação e seleção dos projetos semifinalistas e o resultado final.
O aluno Gilbram Westarb Borgonovo, do curso de Marketing na modalidade EAD, foi aprovado, ficando entre os semifinalistas. Gilbram participou com o projeto ECOGOL, que consiste na promoção do plantio de árvores por meio do esporte, ou seja, a cada gol marcado pelos jogadores durante uma partida de futebol, seria plantada uma árvore.
Na edição 2014 dos Prêmios Santander de Empreendedorismo foram submetidos 3120 projetos, sendo que o aluno ALEX SANDRO DE ALMEIDA FRANÇA, aluno do curso de MBA em Engenharia de Produção (modalidade EAD), sob orientação do professor EMERSON DA SILVA SEIXAS, conquistou um dos Prêmios Santander Empreendedorismo com o projeto “Sistema de Gerenciamento de Tecnologias de Saúde”. Por este projeto, Alex recebeu um prêmio de R$ 100 mil em barras de ouro, além de uma bolsa de estudos internacional na Babson College, nos EUA.
Alunos semi-finalistas:
ALEX SANDRO DE ALMEIDA FRANÇA – ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
LUCILA IMOTO FREITAS – MBA EM ASSESSORIA EXECUTIVA
Aluno Finalista:
ALEX SANDRO DE ALMEIDA FRANÇA – ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Na edição 2015, foram submetidos 9.397 (nove mil, trezentos e noventa e sete) projetos, sendo que o projeto submetido por Hycaro Mattos Silva, aluno de pós-graduação em Perícia e Auditoria Ambiental do polo da UNINTER em Rio Branco (AC), esteve entre as 150 semifinalistas. Por seu desempenho na iniciativa, o Centro Universitário Internacional Uninter recebeu a premiação de primeiro lugar geral dentre as IES participantes.