“Desafios não faltam no departamento jurídico de uma organização do tamanho do Grupo Uninter, seja pela própria complexidade de lidar com toda gama de negócios, seja pelo dinamismo característico de cada uma delas e cada segmento do grupo. “Para enfrentá-los, é preciso estar atento às necessidades de cada negócio, conhecê-los profundamente, criar estratégias para lidar com os riscos deles inerentes e conciliar a segurança jurídica que se espera do departamento com a vontade de realmente ajudar, de contribuir para a geração de negócios e acompanhar as novidades, de forma ágil e atenta”, afirma a gerente do departamento jurídico corporativo e compliance officer da companhia, Carolina Rodrigues Gomes do Amaral.
Segundo ela, é fundamental entender e administrar os riscos existentes, identificar as oportunidades e, de fato, tornar a área jurídica geradora de resultados relevantes. “Por ser assim, para além do conhecimento técnico e da capacidade de antecipar soluções e administrar a pressão, é preciso ter boa comunicação, consistência nas análises, flexibilidade, escuta ativa e, certamente, uma atitude positiva e proativa”, pondera Carolina. “Na Uninter, para enfrentar os enormes desafios, a gestão jurídica conta com uma equipe motivada, envolvida, com brilho nos olhos e que busca encantar seus clientes internos”, complementa.
De acordo com Carolina, um dos grandes desafios dos últimos anos foi a implementação do Programa de Integridade. “É algo grandioso, que não pode ser encarado como sendo de uma área ou de uma pessoa dentro da empresa, mas sim uma estratégia, uma forma de gestão, uma cultura corporativo-organizacional, que busca um ambiente saudável e comprometido com a conformidade, um valor minimizador de riscos empresariais”, argumenta.
À frente de sua equipe, a gerente jurídica tem o trabalho diário de garantir que a cultura da integridade esteja permeada por toda a companhia, que as estratégias do programa sejam promovidas de forma a realmente sensibilizar e engajar todos os colaboradores na adoção de atitudes éticas, em perfeita sintonia com as determinações legais e as boas práticas. Que reflita também nas relações do Grupo Uninter com seus clientes e parceiros de negócios, bem como com na comunidade em que está inserido.
“Na Uninter, trilhar esse caminho tem sido favorecido pelo engajamento e suporte da alta administração e pela disposição e apoio de todos os colaboradores. Felizmente, o compliance no Grupo Uninter é um caminho sem volta”, finaliza Carolina.”
Fonte: Central de Notícias Uninter